quarta-feira, 27 de novembro de 2019

39. Jeremias, Escreve a Palavra de Deus


39. Jeremias, Escreve a Palavra de Deus

Texto Bíblico: Jeremias 36.1-6; 20-28
Objetivo:
Incentivar as crianças a dar o valor devido à Bíblia

Estudo para o Professor:
A Bíblia é um livro através do qual Deus, o grande Criador, revela-Se e fala a nó, seres humanos. Muitas vezes, como crentes, damos pouco ou nenhum valor à Bíblia – gastamos pouco tempo lendo e meditando nela. Esquecemos que durante séculos pessoas como Jeremias, o apóstolo e Tyndale, que traduziu a Bíblia para o inglês, sofreram para nos deixar a Bíblia.
O Salmista, no Salmo 119 diz: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra Ti” v.11. Como é imprescindível para o crente gastar tempo lendo e meditando na Bíblia!
Recursos:
·         Figuras da lição:
-4m12-Jeremias em pé e Baruque escrevendo
-4m13-Baruque lendo o pergaminho
-4m14-Um homem lendo o pergaminho para o rei
Músicas:
·         Sim, a Bíblia é
·         Leia a Bíblia e faça oração
·         B-Í-B-L-I-A
·         Ouvir e obedecer
·         Meu livro companheiro
·         A Lei do Senhor é perfeita
Versículo: Salmo 19.7
“A Lei do Senhor é perfeita E restaura a alma; O Testemunho é fiel e dá sabedoria aos símplices”
História:
Jeremias, Escreve a Palavra de Deus
Esboço da lição:
1.      Jeremias ditando pra Baruque a Palavra de Deus
2.      Baruque ler a Palavra de Deus
3.      O rei ouve e queima a Palavra de Deus
            Introdução:
O que é isto que tenho na mão? (Mostre o rolo e aguarde as respostas das crianças) Muito bem! Um rolo! Nós já aprendemos que antigamente as pessoas escreviam em rolos.
            Desenvolvimento:
(fig 1) “Jeremias, pegue um rolo e escreva nele todas as palavras que eu vou dizer” Essa ordem vinha de Deus e Jeremias obedeceu. Mas quem era Jeremiias? Jeremias era um profeta, homem que recebia recados de Deus para entregar ao povo. Ele chamou seu ajudante, Baruque, para ir escrevendo, enquanto ele ditava o que Deus lhe dizia. Deus estava avisando o rei e o povo de Israel que iria castigá-los porque desobedeceram a Sua Palavra e estavam fazendo muitas coisas erradas. Quando terminou de escrever, Jeremias disse: “Baruque, vá ao templo, á Casa de Deus, e leia a Palavra do Senhor para todos ouvirem, pois eu não posso ir porque estou preso”.

(fig 2) Baruque foi imediatamente. Um ajudante do rei ouviu a leitura da Palavra de Deus e foi bem depressa contar para os príncipes. Estes chamaram Baruque e lhe pediram que lessem o recado de Deus para eles ouvirem. Quando acabou de ler, aqueles homens estavam com muito medo.
“-Como você escreveu isto” Perguntaram:
“-O profeta Jeremias ditava as palavras e eu as escrevia com tinta no rolo” Baruque respondeu.
“-Vá se esconder, disseram eles, porque o rei vai ficar muito zangado quando souber eu a Palavra de Deus foi lida para o povo”. Os príncipes guardaram o rolo com a mensagem de Deus e foram contar ao rei o que ouviram.

(fig 3) Era tempo de frio e o rei Jeoaquim estava sentado diante de uma lareira para se aquecer. Quando lhe contaram o que aconteceu no templo, ele mandou buscar o rolo onde estavam escritas as Palavras de Deus. Um homem lia para o rei. Quando o homem acabava de ler uma parte, o rei pegava uma faquinha e cortava aquela parte, jogando no fogo para ser queimada. Alguns ajudantes do rei disseram para não fazer isto, mas o rei não se incomodou. E assim, todo o rolo foi cortado e queimado no fogo.

Conclusão:
O rei não ficou triste por causa dos seus pecados, nem com medo de ser castigado pelas coisas erradas que estava fazeno. Talvez Jeoaquim pensasse que destruindo aquela parte da Palavra de Deus nada do que nela estava escrito aconteceria. Mas você sabe que Deus cumpre o que diz.
Deus disse para Jeremias que escrevesse de novo tudo que ele havia escrito no livro que o rei queimou, e escrevesse eu o rei ia ser castigado por causa do seu pecado.
O rei continuou maltratando Jeremias, que sofreu muito por causa da Palavra de Deus. Jeremias queria que o seu povo desejasse a Palavra do Senhor e acreditasse e obedecesse ao que Deus diz. E assim Jeremias deu outro rolo para Baruque escrever o que ditava, e novamente a Palavra de Deus escrita.
Aplicação:
O Profeta fazia o que Deus mandava porque sabia que a sua Palavra é a verdade e tem muito valor. Nós também precisamos dar valor a Bíblia. Você cuida da sua Bíblia? Não rabisca! Não joga no chão! Arranca folhas?
Atividade manual:
*Fazer um marcador com as crianças!
Brincadeiras:



0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template