quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Jonas: Arrependa-se dos seus pecados


Jonas
Textos Bíblicos: Livro de Jonas
Alvo Geral: Crianças salvas: Que a criança fale de Cristo para outras crianças
          Crianças não-salvas: Que a criança se arrependa dos seus pecados
Versículo: Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”.


Músicas:
*     Se o seu coração parar de bater agora
*     Crer no Senhor Jesus
*     Jesus ama cada um
*     Falemos de Cristo
*     O que você faz
*     Posso ser um missionariozinho
Esboço:
       I.                        Chamado de Jonas
    II.                        Jonas no navio
 III.                        Jonas dentro do peixe
 IV.                        Jonas prega em Nínive
    V.                        Arrependa-se dos seus pecados
Introdução:
Marta foi a Escola Dominical, e lá ouviu que é preciso falar de Cristo para todas as pessoas, inclusive os inimigos. Marta não gostou desta última parte. Minha pior inimiga, ir para o céu, não quero. Quero que ela vá para o inferno! Será que Marta estava certa? Não, não! Na Bíblia também vemos alguém parecido com Marta.
Lição:
(fig 1) Seu nome é Jonas. Jonas era um profeta. Profeta é alguém que recebe um chamado especial de Deus para proclamar a sua palavra. Deus falava para Ele, e ele tinha que transmitir a mensagem de Deus ao povo. Pois naquela época não existia a Bíblia. Hoje não precisamos mais de profetas porque temos a Bíblia completa. Tudo o que Deus quer que façamos está na sua Palavra. Então, certo dia, Jonas ouve Deus lhe chamar: Jonas, Jonas, vai até a cidade de Nínive e prega contra ela porque os seus pecados são demais. Jonas ficou a pensar, aquela cidade, não quero ir. Este povo é muito mau, e é nosso inimigo. Além disso, eles são muito fortes. Não, não vou para Nínive não. Crianças, Jonas estava certo? Claro que não! Hoje também Deus quer que falemos para todas as pessoas sobre Jesus. Tanto os seus amigos, como seus inimigos. Todos precisam conhecer do amor de Deus.

(fig 2) Sabe, o que Jonas fez? Ele foi até Jope, comprou uma passagem para viajar para Nínive? Não! Ele comprou uma passagem para Társis. Mas para onde Deus o mandou ir? Para Nínive. Jonas desobedeceu a Deus. Jonas entrou no navio e ficou bem tranquilo, apanhou sono e adormeceu profundamente. Mas Deus mandou uma forte tempestade. As pessoas remavam, jogavam as coisas no mar, clamavam ao seu Deus, mas o barco balançava cada vez mais. Os homens ficaram com medo. Enquanto isso, Jonas dormia. Até que acordaram Jonas e o interrogaram. Jonas lhes contou que fugia de Deus. Vocês acham que alguém consegue fugir de Deus? Claro que não! Deus vê todas as coisas. Então, Jonas falou-lhes para que jogassem ele no mar. Os homens não queriam fazer isto, mas a tempestade era forte. Então, jogaram Jonas no mar.

(fig 3) Jonas foi caindo, caindo nas águas do mar até chegar no fundo do mar. Então, ele clamou a Deus, gritou por socorro. Será que Deus ouviu? Deus preparou um peixe bem grande que engoliu a Jonas. Lá dentro da barriga do peixe, Jonas ficou 3 dias e três noites. O que será que ele fez neste tempo todo? Jonas orou a Deus novamente, desta vez agradecendo a Deus por ter lhe livrado da morte. Então, Deus mandou o peixe vomitar Jonas.

(fig 4) Deus deu uma segunda chance a Jonas. Depois do castigo de Deus. Deus lhe chama novamente para ir pregar a Ninive. Agora Jonas então se dispôs a ir. Então, Jonas começou a pregar. Ele andava pela cidade dizendo: Dentro de 40 dias, Nínive será destruída. Ele falava para todas as pessoas, e todos puderam ouvir esta mensagem. Os ricos e os pobres; os adultos e as crianças ouviram a mensagem de Deus.
Sabe o que eles fizeram quando ouviram esta terrível mensagem?  Eles creram em Deus e se arrependeram dos seus pecados. Todas as pessoas, ricos e pobres, adultos e crianças se arrependeram dos seus pecados. Até o próprio rei e todos os seus oficiais também se arrependeram. Eles deixaram de praticar suas maldades. Isso é arrependimento. Arrependimento é mudança de pensamento, sentimento e ação. O povo de Nínive deixaram suas maldades. É deixar de praticar o pecado.

Conclusão e Aplicação: Você também precisa se arrepender dos seus pecados para poder entrar no céu; pois lá o pecado não entrará. Somente quem se arrepender terá seus pecados perdoados. Você criança precisa se arrepender dos pecados para viver com Deus no céu. E quem não se arrepender? Quando morrer vai ficar para sempre no lago de fogo. Um lugar terrível onde o fogo nunca se apaga. Por isso, arrependa-se dos seus pecados hoje mesmo!






0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template