sábado, 25 de janeiro de 2020

Jeremias: O pecado é terrível


LIÇÃO INFANTIL DE JEREMIAS – O PECADO É TERRÍVEL

Textos bíblicos: Jeremias 1.1-8; 5.29; 6.11; 7.9,10; 9.4-6; 16.4,11; 19.4,24; 23.25-32; 39.7; 52.4,,13,15; Lamentações 1.8,11; 2.11,21; 3.39,40,49; 4.9,10,11,13; 5.4
Alvo: Que a criança entenda o quão terrível o pecado é, e se arrepender dos seus pecados!
Versículo: Jeremias 5.24,25 ...Temamos agora ao Senhor, nosso Deus... os vossos pecados afastam de vós o bem

Esboço:
I.                   O chamado de Jeremias
II.                O pecado de Jerusalém
III.             O castigo do Pecado
IV.             O cuidado de Deus

Introdução: Mariana e Marcos  eram irmãos, mas estavam brigando por causa de um brinquedo. Brigar é pecado e Deus não gosta. O povo de Israel também estava praticando muitos pecados…

(Fig 1) Por isso, Deus escolheu, Jeremias para profetizar contra Jerusalém. Jeremias era filho de Hilquias e nasceu na cidade de Anatote. Apesar de o seu povo viver em pecado, ele era uma pessoa fiel a Deus. Ele era um sacerdote do Senhor. Ainda bem novo e no reinado do Rei Josias, Jeremias recebe uma importante missão...Deus o chamou para ser profeta... Jeremias ficou muito espantado, e disse que não passava de uma criança. Mas Deus lhe disse para não ter medo, porque Ele era com Jeremias. Mesmo Jeremias sendo bem novo, ele foi chamado para servir ao Senhor. Você mesmo sendo criança, também pode servir a Deus! Pode guardar as cadeirinhas, ajudar arrumar a sala  e outras tarefas. 

(Fig 2) Jeremias teve uma difícil tarefa, de  profetizar o mal que viria sobre eles por causa dos seus pecados. Mas mesmo assim ele foi corajoso para fazer a vontade de Deus! O pecado das pessoas era terrível e eles não percebiam. Eles não obedeciam a palavra de Deus, não se importavam em guardar o dia do Senhor, nem com a Casa de Deus. Eles mentiam, roubavam, enganavam uns aos outros, zombavam das pessoas. Maltratavam os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. E se esqueceram do seu Deus, antes foram atrás de outros deuses. Até profetas falsos apareciam falando mentiras. Dizendo que estava tudo bem e que não seriam destruídos. Até os próprios reis Não se importavam com o Senhor Deus. Como por exemplo, o rei Jeoaquim que queimou o livro de Deus. O pecado deste povo era terrível e Deus estava muito irado com eles. Crianças vocês sabiam que o pecado é terrível... Não pense, é só uma mentirinha. Mentira é pecado. Zombar dos outros é pecado. Maltratar as pessoas é pecado. E era isso que o povo de Israel estava fazendo! 

(Fig 3) Jeremias então dizia que Deus o castigaria por causa dessas coisas. Ele falou várias vezes o juízo de Deus. “Não castigaria eu essas coisas”? Crianças, o pecado é muito sério. E Deus castiga o pecado. Jeremias avisou várias vezes que seriam  castigados pelos seus pecados, mas eles não o ouviram. Antes, eles maltrataram o Jeremias, zombavam dele e o prenderam. Jeremias foi lançado numa cisterna sem água, Mas Deus enviou Ebede-Meseque para que eu tirasse de lá. As pessoas queriam matá-lo, mas Deus o protegeu e sempre cuidou de Jeremias. Porque ele estava fazendo o trabalho de Deus! 
Então, o castigo de Deus veio sobre Jerusalém. Deus enviou Nabucodonosor, rei da Babilônia para castigar Israel. Ele disto queimou o templo do Senhor, matou muitas pessoas a espada, apenas deixou os mais pobres na terra. Mas estes sofreram muito com a fome. As crianças pediram pão, e não tinha. Até as mães comiam os próprios filhos porque não tinha o que comer. E a água precisavam comprar. Eles estavam sendo castigado por causa dos seus pecados. 

(Fig 4) Jeremias via o sofrimento do seu povo e chorava muito por causa disso. Ele clamava ao povo que se arrepender dos seus pecados. Mas mesmo no sofrimento, as pessoas ainda seguiram outros deuses e deixavam de clamar ao Deus único e verdadeiro. Então, eles ficaram 70 anos sofrendo por causa dos seus pecados. Mas depois deste tempo, Deus restaurou. Deus é misericordioso, e mesmo assim cuidou do seu povo! Você sabia que Deus cuida de você! Você não precisa ter medo, mas sempre confiar em Deus, em toda e qualquer situação! Deus cuidou do seu povo de Israel, e castigou as nações que fizeram mal a Israel, como a Babilônia! 

Conclusão:
Assim como aquele povo vivia no pecado terrível, nossa sociedade vive hoje. Não devemos nos conformar com isso. O pecado é terrível e Deus odeia o pecado! Todos nós somos pecadores. Por isso, arrependa-se hoje mesmo dos seus pecados, e viva para agradar somente a Deus! Deus te ama tanto que enviou Jesus para morrer numa cruz pelos seus pecados. Você precisa crer em Jesus e arrepender-se dos seus pecados. Pois se não fizer isto, terá a conseqüência do pecado, o castigo do pecado; que é a separação para sempre de Deus, num lugar terrível, chamado inferno! Arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus! 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template