segunda-feira, 18 de maio de 2020

Anselmo da Cantuária: Existe um Deus (1033-1109)

Anselmo da Cantuária: Existe um Deus (1033-1109)

Textos bíblicos: Salmo 14.1
Alvo: Que a criança saiba que existe um Deus a quem deve obediência
Versículo: Salmo 14.1 - Diz o insensato no seu coração: Não a Deus. 
Cântico: Existe um Deus https://youtu.be/jlrfdFsPu-w

Esboço:
Nascimento de Anselmo
Estudos de Anselmo
Conversão de Anselmo
Liderança de Anselmo 

Introdução:
Marcos e seus amiguinhos viviam brincando todos os dias no parque, e não se importavam com Deus. Para eles, Deus não existia. Viviam apenas para fazer a sua vontade... Brincavam e brincavam, mas não pensavam em Deus. 

Desenvolvimento:
(Fig 1) Assim também eram as pessoas na época de Anselmo. Viviam para fazer a sua vontade e não se importavam com Deus. 
Anselmo nasceu em  1033 na Aosta. Uma pequena cidade da Itália. Sua família era rica. O seu pai Gudulfo não amava a Deus, e era um homem cruel e violento. Mas a sua mamãe Ermemberga amava a Deus de todo coração e buscava sempre obedecer a Deus!

(Fig 2) Anselmo também queria dedicar a sua vida a Deus, assim como fez a sua mãe. Por isso, aos 15 anos ele queria estudar para ser monge. Monge é uma pessoa que ficava no local isolado para melhor estudar a palavra de Deus e orar. Porém, o seu pai não concordou, e seu sonho foi adiado.  Aos 23 anos, ele saiu de casa e começou a viajar. Até que ele chegou numa escola de monge chamada Le Bec; e aos 27 anos começou os seus estudos. 

(Fig 3) Era muito dedicado e amava estudar. Estudou muitas matérias importantes da época. Mas também estudou bastante as Escrituras e a história da igreja. Estudando a Bíblia ele percebeu o quanto era pecador, e sabia que estava condenado ao inferno. E você criança, já percebeu que é um pecador? A Bíblia fala que todos nós já nascemos com pecado, e o pecado nos conduz ao inferno. Pecado é tudo aquilo que não agrada a Deus! Anselmo percebeu isso, arrependeu-se dos seus pecados e confiou a sua vida a Deus! 

(Fig 4) Então, cada vez mais ele se dedicava no estudo da palavra de Deus. Logo, as pessoas perceberam como ele conhecia as escrituras, e foi escolhido para ser o líder da escola de monges em que estudava em 1063. E mais tarde, em 1093, Anselmo foi escolhido para ser o líder da igreja de Cantuária. Ele amava muito a Deus e vivia para agradar a Deus. Nem sempre era fácil, às vezes, tinha que negar as ordens do rei para obedecer a Deus. Mas Anselmo permaneceu fiel a Deus até o fim (1109) e ensinava as pessoas que existe um Deus, e que devemos obedecê-lo.

Conclusão e aplicação:
Você sabe que existe com Deus? Quem é Deus para você? Deus é o criador de todo a natureza. E Ele criou a você também. Ele te ama demais, e por isso enviou seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz por seu pecado. Se você crê em Jesus, terá seus pecados perdoados e poderá viver no céu com Ele! Mas se você não crer em Jesus, irá vão para um lugar terrível onde o fogo nunca se acaba! Anselmo viveu numa época que as pessoas não se importavam em obedecer a Deus. Mas ele obedeceu a Deus até o fim, negando as ordens do rei. E você, obedece a Deus em primeiro lugar, mesmo que os outros zombem de você e te critiquem! Deus existe e deve ser obedecido! Obedeça a Deus até o fim!

Atividade:

Missionária Rosangela da Silva Feitosa
Missionária em Moçambique
WhatsApp: +258 84 614 3334

Email: missrosangelafeitosa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template