segunda-feira, 11 de maio de 2020

Basílio de Cesareia: Dedicado ao Senhor (329-379)

Basílio de Cesareia: Dedicado ao Senhor (329-379)

Textos bíblicos: Deuteronômio 6.5; Mateus 22.37
Alvo: Que a criança dedique sua vida a Deus, sscolhendo a Deus em primeiro lugar e não ser desejos.
Versículo: Deuteronômio 6.5 - Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Música: Amem, amem todas as crianças. Deus é amor! https://youtu.be/VXvFkPQP54U

Esboço:
Nascimento de Basílio
Educação de Basílio 
Dedicação a Cristo 
Liderança na igreja de Cesareia 

Introdução:
Paulinho, vamos à igreja, chamava seu amiguinho Fernando. Fernando respondia, hoje não. Estou a brincar...Depois eu vou! Fernando preferia brincar  a ir á igreja. Ele colocava Deus em segundo lugar. Mas houve uma pessoa que foi diferente. 
Desenvolvimento:
Seu nome é Basílio. Ele nasceu em 330, na cidade de Cesareia. Uma cidade muito importante da Capadócia. Sua família era rica e amavam a Deus. Sua avó materna Macrina e sua mãe Emmelia eram pessoas que amavam muito a Deus e lhe ensinaram o caminho do Senhor. Também sua irmã mais velha Macrina amava muito a Deus e passou isso para Basílio e seus irmãos. Seus avós haviam sido  perseguidos por amor a Deus, pois naquela época, quem quisesse servir a Deus poderia morrer. Porque todos deveriam prestar obediência ao Imperador. O Imperador era o líder do país, e muitas vezes eram contra os cristãos. 
O pai de Basílio era uma pessoa muito estudada, e ensinou muitas coisas importantes a Basílio de como ser um grande orador. Ele teve a melhor educação da época. Uma educação que só os ricos poderiam ter. Depois de terminar seus estudos em Cesareia, Ele foi estudar em Constantinopla e Atenas. Ali aprendeu muitas coisas importantes como a maneira de falar com as pessoas, matemática e filosofia. Ele amava estudar! 
Porém, o que ele apreciava mas estudar era a palavra de Deus! Quando Basílio retornou de Atenas para sua cidade tomou uma importante decisão. Dedicar inteiramente sua vida a Cristo. Resolveu passar mais tempo estudando a palavra de Deus, e deixar os passatempos deste mundo.Vivendo cada dia para glória de Deus! Ele não participava dos teatros e das festas que as demais pessoas participavam. Mas, ao invés disso, dedicou-se a estudar a Bíblia, a escrever contra os falsos ensinamentos e a orar. Ficou um tempo isolado na floresta do Ponto para melhor estudar a bíblia e orar. Ele dedicou sua vida ao Senhor! E você amiguinho, já dedicou sua vida ao Senhor! Você ama a Deus de todo seu coração? Prefere ir a igreja a brincar? 
Brasílio era tão dedicado a Deus e todos percebiam isso! Então, ele foi chamado para para ajudar numa importante decisão da igreja contra os falsos ensinamentos. Ele mostrou para aquelas pessoas que Jesus é Deus. 
Depois, foi chamado para ser assistente do líder da igreja de Cesareia! Quando este líder morreu, em 370, Basílio foi colocado como o novo líder da igreja! 
Então, aproveitou essa posição de liderança para defender o ensinamento correto da Bíblia. Como por exemplo, a afirmação de que o Espírito Santo é Deus! 
Escreveu várias coisas defendendo os ensinamentos bíblicos e se dedicou ao Senhor até o final da sua vida, quando morreu em 379. Viveu apenas 49 anos, mas viveu uma vida que glorificava ao Senhor! 
Conclusão e aplicação:
Basílio de Cesareia amava a Deus de todo seu coração. Ele dedicou sua vida inteira ao Senhor! E você ama a Deus de todo seu coração? Amar é obedecer! Amar é colocar Deus em primeiro lugar, antes  das nossas vontades! 
Deus te amou tanto que deu o Filho para morrer pelo seu pecado. Mas você precisa crer em Jesus e se arrepender dos seus pecados. Se você ainda não fez isso, faça agora mesmo e receba o maior amor, que é o meu amor de Deus! 

Atividade:

Missionária Rosangela da Silva Feitosa
Missionária em Moçambique
WhatsApp: +258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template