sábado, 29 de agosto de 2020

Gladys Amy Ayward (1902-1970) Missionária Inglesa na China

Gladys Amy Ayward (1902-1970)

Missionária Inglesa na China

Textos Bíblicos: I Coríntios 1.26,27

Alvos: Que a criança salva confie sempre em Deus para lhe ajudar

Que a criança não salva confie sua vida a Jesus Cristo

Versículo: “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” I Co 1.27b

Cântico: Posso ser um missionariozinho

Esboço:

I.                    Nascimento de Gladys

II.                 Conversão de Gladys

III.              Chamada ministerial

IV.              Ida para a China

V.                Pousada da Sexta Felicidade

VI.              Aprendendo Chinês

VII.           Evangelismo ás crianças

VIII.        Inspectora de pés

IX.              Rebelião dos presos

X.                Fuga até Sian

XI.              Gladys doente

Introdução:

Rosangela tinha dois grandes sonhos quando criança, tornar-se uma professora e missionária. Deus realizou seus dois sonhos, e ela tornou-se uma professora e missionária. E qual é o seu maior sonho? Gladys também tinha um grande sonho...

Lição:

(Fig 1) Ela nasceu no dia 24 de fevereiro de 1902 em Londres, Inglaterra. Filha de Thomas John Ayward e Rosina Florence Ayward. Eles eram muitos pobres, mas eram felizes porque conheciam a Jesus Cristo. E você conhece a Jesus Cristo? Quem é Jesus para você? Jesus é o Salvador, o perfeito Filho de Deus que veio morrer numa cruz pelos nossos pecados.


(Fig 2) Porém, Glads ainda não tinha confiado sua vida a Jesus. Aos 14 anos começou a trabalhar de empregada doméstica para ajudar sua família. Quando sobrava um tempinho ia para as festas. Contudo, aos 25 anos, um dia os irmãos a convidaram insistentemente para a igreja. Ela não queria ir, mas foi. Após o culto alguém lhe perguntou para onde iria quando morresse. Isto fez ela pensar, fui procurar o pastor, mas este estava ocupado, então conversou com a esposa do pastor. Ela lhe explicou que somente aqueles que creem em Jesus tem a certeza de que estarão com Cristo. Gladys queria ter esta certeza e entendeu que era pecadora e precisava de Jesus. Então confiou sua a Jesus. E você já confiou sua vida a Jesus? Sabes para ondes vais após a morte?

(Fig 3) Gladys agora tinha certeza que estaria com Jesus. Resolveu então, dedicar sua vida para contar isto às outras pessoas. Ela queria ser uma missionária na China. Começou a fazer o treinamento da missão, mas foi rejeitada por ter dificuldades para aprender. Mas não desistiu... Decidiu que trabalharia até conseguir o valor da passagem que era muito caro. Finalmente, após três anos tinha o valor.

(Fig 4) Então, aos 30 anos, no dia 15 de outubro de 1932 foi para a China. Foi uma viagem difícil e cheia de perigos, mas Deus a conduziu e a protegeu, e a após 22 dias chegou lá. Você sabia que Deus também pode te proteger dos perigos. Se você já confiou sua vida a Jesus, basta clamar a Deus quando estiver em perigo, e Ele te ouvirá. Ele cuida de você. Gladys viajou bastante de trem, uma outra parte da estrada teve que ir á pé numa noite muito fria e ouvindo tiros devido á guerra. Porém, Deus a protegeu e no dia 7 de novembro de 1932 chegou na China.

(Fig 5) Ela estava muito feliz! Deus realizou o sonho do seu coração. Ser uma missionária na China. Ela foi morar com uma missionária viúva e idosa chamada Jeannie Lawson. Como não tinha dinheiro suficiente, tiveram uma ideia, começar uma pousada. O nome da Pousada foi: Pousada da sexta Felicidade (Tem até um filme que conta a história desta pousada e Gladys). Gladys aproveitava para falar de Jesus aos hóspedes contando histórias da Bíblia. Eles gostavam muito de ouvir estas histórias preciosas.

(Fig 6) Ela também aproveitava o tempo ali para aprender o dialeto chinês de Yang-Cheg que pertencia á província de Shansi com o cozinheiro da pousada. Ela aprendeu ler e escrever tão bem o chinês a até bem melhor que muitos chineses. Deus lhe deu capacidade para aprender uma nova língua. Você sabia que a inteligência vem de Deus? Se você é inteligente agradeça a Deus por isso. E se você tem dificuldade em aprender, clame a Deus para te ajudar. Deus ajudou Gladys a aprender esta língua.

(Fig 7) Gladys queria aprender esta língua para falar de Jesus. Logo, também começou a ensinar para as crianças que Jesus é o Salvador. E você já falou de Jesus para alguém. Gladys falava de Jesus mesmo quando as crianças lhe tratavam mal. Elas lhe jogavam lama porque as pessoas não gostavam dos estrangeiros e lhe chamavam de “diabo estrangeiro”. Contudo, continuou ensinando e mostrando amor àquelas pessoas, E depois recebeu outro nome: “aquela que ama o povo”.

(Fig 8) Um ano depois que chegou na China a Senhora Jeannie morreu. E agora como poderia permanecer na China, pois não tinha sustento nenhum e seu sustento vinha dessa missionária. Gladys orou ao Senhor. Você sabia que pode orar ao Senhor em qualquer situação?  Deus ouviu a oração dela e providenciou o que era necessitava. Uma pessoa muito importante na China chamado mandarim a convidou para ser inspectora de pés. Antigamente as pessoas amarravam os pés das meninas para não crescer, então Gladys tinha que vigiar se tinham de parado de fazer tal coisa. Deus providenciou assim o trabalho para ela e dessa maneira poderia continuar na China falando de Jesus.

(Fig 9) Ela fazia tão bem este trabalho que o mandarim lhe convidou para outro trabalho ainda mais importante. Ser conselheira do mandarim.  Ela teve que acalmar os presos que estavam matando uns aos outros na cadeia porque queriam melhores condições na prisão. Ela clamou ao Senhor e Deus lhe deu coragem para entrar na cadeia sem nenhuma arma e falar com aqueles presos. Deus lhe ajudou e todos obedeceram a ela e pararam de brigar. Depois disso ficou conhecida como: a corajosa. Como é bom confiar inteiramente em Deus para todas as coisas. Você também pode confiar neste Deus maravilhoso em todos os momentos!         

(Fig 10) Dia após dia ela aprendia ainda mais a confiar em Deus. Bom dia houve uma guerra. O Japão invadiu a China e começou a matar muitas pessoas. Gladys Orou ao senhor por proteção e fugiu pelas montanhas com muitas crianças. Andaram vários dias a pé e com pouquíssima comida; e ainda tiveram que atravessar um rio até chegar em Sian. Deus cuidou deles durante todo o caminho e os japoneses não conseguiram lhes fazer mal. Todos chegaram vivos em Sian.

(Fig 11) Gladys estava com muita febre e muito doente e bem fraca, porque muitas vezes deixava de comer para dar às crianças. Os outros missionários cuidaram dela e ficou vários dias de cama até se recuperar completamente.  Depois de quase 20 anos servindo ao Senhor na China ela voltou a Inglaterra. Depois não pode mais retornar a China porque agora eles não permitiam mais crentes estarem lá. Então foi servir ao Senhor em Taywan, perto da China e criou um orfanato para crianças.  Ela viveu para servir ao senhor e falar de Jesus até o final da sua vida no dia 3 de janeiro 1970 quando tinha 67 anos.


Conclusão e Aplicação:

Você também pode ser grandemente usado por Deus!  Basta apenas ter disposição de servir a Deus e confiar nele o tempo todo, como diz no Salmo 62.8 “Confiai nele ó povo em todo o tempo, derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”. Será que Deus é o seu refúgio? você busca a Ele sempre?       

Somente Deus pode te dar a salvação. Ele te ama tanto que deu o seu único filho para morrer numa cruz em seu lugar. Basta apenas você crê em Jesus e deixar seus pecados. assim terá uma nova vida com Deus!   

 Atividade:


Rosangela da Silva Feitosa

Serva do Senhor

Whats: +258 84 614 3334

missrosangelafeitosa@gmail.com

 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template