segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AS CINCO SOLAS PARA CRIANÇAS

 
AS CINCO SOLAS PARA CRIANÇAS
 
SOLA FIDE (Somente a Fé)
 
Textos Bíblicos: Isaías 64.6; Gálatas 2.6; Jeremias 17.9; Romanos 3.21-28; 4.2-3; 5.1; Hebreus 11.1
Alvos:
Criança não-salva: Que a criança entenda que a salvação é mediante somente mediante à fé em Jesus Cristo
Criança salva: Anunciar a outras pessoas que somente através da fé em Jesus pode-se ter a salvação
 
Versículo: Galatás 2.16 “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus
Músicas: Crê no Senhor Jesus https://youtu.be/IPYzL-yj96Y
 
Esboço:
I.                   As boas obras não salvam
II.                Nosso coração está cheio de pecado
III.             A salvação é pela fé
IV.             A fé em Jesus
 
Introdução:
Mariana pensava que se fizesse muitas coisas legais, ela chegaria lá no céu. Cada vez que ela fazia uma coisa ruim, ela tentava fazer uma coisa boa para compensar o que havia feito de ruim. Ela achava que assim seria salva Ela pensava que se fizesse boas obras se livraria do seu pecado. Muitas pessoas também pensam assim como Mariana. Elas fazem sempre boas obras para receber a salvação.
Lição:
(Fig 1) Fazer coisas boas ajudam na salvação? De forma nenhuma! A Bíblia diz: Porque pela graça sois salvos, mediante à fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9). A salvação não vem pelas boas obras. Também diz em Gálatas 2.16 “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus. As obras não ajudam em nada para que Deus nos justifique. Fazer coisas boas não ajuda você a se livrar do pecado. Por que as boas obras não ajudam na salvação?
(Fig 2) Porque nosso coração está sujo. Nosso coração está cheio de pecado. A Bíblia fala em Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Nosso coração é cheio de pecado. O roubo, a mentira, a desobediência, a maldade, a raiva, o orgulho vem do nosso coração. Então até as coisas boas que tentamos fazer estão contaminadas pelo pecado! A Bíblia diz em Isaías 64.6 que “todas as nossas obras são como trapo de imundície”. Por mais que façamos coisas boas, mas ainda temos o pecado em nosso coração. Quando você veste uma roupa bem limpinha, mas seu corpo está sujo, você não tomou banho. Será que você vai ficar limpo, só porque vestiu a roupa limpa? De forma nenhuma! Você precisa tomar banho pra ficar limpo. Assim também fazer coisas boas não tira o pecado de você.
(Fig 3) Nós temos o coração cheio de pecado e por mais coisas boas que façamos o pecado não vai sair de lá. Então, como podemos ser salvos? Você recebe pela fé. E o que é fé: Fé é crer em algo que não podemos ver. Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Então recebemos este presente pela fé. A Bíblia diz em Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. A salvação é mediante a fé, mas fé em quem?
(Fig 4) Fé em Jesus Cristo. Jesus pagou pelos nossos pecados ali na cruz. Então, o que você precisa fazer é crer neste sacrifício que Jesus. Crer que Jesus morreu na cruz em seu lugar. Recebemos o presente da salvação pela fé em Jesus Cristo. A Bíblia diz em Romanos 3.21,22 “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção”. A Bíblia diz em Atos 16.31 “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo”. Crer em Jesus é viver para fazer a vontade de Jesus e não a sua vontade.
Conclusão e Aplicação:
Jamais seremos salvos por obras porque temos o coração sujo cheio de pecado. Até nossas boas obras estão sujas pelo pecado! A única maneira de sermos salvos é através da fé em Jesus. Creia que Jesus morreu na cruz em seu lugar. Somente assim terás o presente da salvação! Se você já creu em Jesus deve contar aos outros que somente pela fé em Jesus, eles podem ser salvos, e não pelas suas boas obras.

SOLA SCRIPTURA (Somente a Bíblia)
 
Texto bíblicos: João 10.35; João 17.17; Salmo 119.160; Hebreus 4.12; Salmo 119.105; Tiago 1.22, I Timóteo 3.16
 
Alvo:
Criança não-salva: Que a criança obedeça a palavra de Deus confiando sua vida a Jesus Cristo
Criança salva: Que a criança obedeça sempre a palavra de Deus
 
Versículo: II Timóteo 3.16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
Músicas: Sim, a Bíblia é...
 
Esboço:
I.                   A Bíblia é a Palavra de Deus. Foi inspirada por Deus I Timóteo 3.16
II.                A Bíblia é a verdade.  João 10.35; João 17.17; Salmo 119.160
III.             A Bíblia é a única autoridade para nossas vidas. Hebreus 4.12
IV.             Somente a Bíblia é a palavra de Deus.  Obedeça a palavra de Deus. Tiago 1.22 
 
Introdução: 
Você gosta de livros? Cite um livro que você gosta... Existe muitos livros não é mesmo! Você sabia qual é o livro mais lido no mundo inteiro? Qual é o livro mais importante de todos? Isso mesmo é a Bíblia! A Bíblia é o livro mais importante que existe. 
Lição:
(Fig 1) Porque a Bíblia é a palavra de Deus. Todos os livros da Bíblia é a palavra de Deus. A Bíblia contém 66 livros. Pois foi Deus quem falou e os homens escreveram. Deus usou mais ou menos 40 homens para escrever a Bíblia. Deus lhes disse o que escrever. A Bíblia é a palavra de Deus! Pois a Bíblia foi soprada por Deus. Isso é chamado de inspiração. A Bíblia foi inspirada por Deus. Deus falava e os homens escreviam que Deus quisesse que eles escreverem, usando as suas próprias personalidades. Em II Timóteo 3.16 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça!”
(Fig 2) Tudo que está escrito na Bíblia é a verdade. A Bíblia não mente! Ela não tem erros! Em João 10.35 diz… E a escritura não pode falhar. As tradições podem falhar, mas a Bíblia não. João 17.17 diz: A tua palavra é a verdade. A Bíblia conta a verdade sobre os seus personagens: Fala das coisas boas e negativas de seus personagens. Como por exemplo Davi. A Bíblia fala que Davi foi o homem segundo o coração de Deus, mas ele também pecou e desobedeceu a Deus. Podemos então confiar na Bíblia, pois ela não tem erros. Ela fala diz a verdade!
(Fig 3) Por isso, ela é a única autoridade para nossas vidas. A Bíblia é o único livro que podemos obedecer sem restrições. Pois o que ela diz é verdade! Ela é a palavra de Deus! Somente ela deve ser obedecida sem igual! A pessoas podem mentir. O que você ouve na televisão, nas ruas, em outros lugares pode ser verdade ou não! Somente a Bíblia você pode sempre obedecer. Ela é a única autoridade! O curandeiro, o pastor, papa, padres ou qualquer outra pessoa pode errar! Mas a Bíblia não! Por isso, confie inteiramente no que ela diz! 
(Fig 4) Somente a Bíblia é a palavra de Deus! Somente ela é sempre verdadeira. Somente ela deve sempre ser obedecida em primeiro lugar. Se você escutar alguma coisa e a Bíblia diz outra diferente, obedeça a palavra de Deus. Você obedece a palavra de Deus? Quando você vem para a igreja e ouve as histórias da Bíblia, será que você lembra depois? Você faz o que aprendeu através da história da Bíblia? Não devemos ficar somente ouvindo, mas também fazer o que aprendemos da palavra de Deus! Ouças as histórias da Bíblia, conte para os amiguinhos, mas também passa o que você aprendeu através destas histórias! Também revise sempre ver se o que você tem aprendido na igreja! Fique sempre a lembrar e a fazer o que o versículo está a ensinar!
Conclusão e aplicação:
A Bíblia é o único livro que tem toda autoridade em nossa vida! Tudo que ela diz é verdade! Por isso então devemos sempre obedecê-la! Fazer o quê ela diz para fazer! Você obedece a Bíblia? Coloque em primeiro lugar sempre a palavra de Deus. Não siga nenhum outro ensinamento contrário à palavra de Deus. Se alguém disser para você mentir, não siga, pois a Bíblia diz que não devemos mentir. A Bíblia é o único livro o que devemos obedecer em tudo que ela diz para fazer. Siga sempre os ensinamentos da palavra de Deus!
Um dos ensinamentos preciosos da Bíblia é que o único caminho para o céu é através de Jesus. Se você quer ir para o céu creia em Jesus e deixe os seus pecados, somente assim você terá a salvação.  
 
SOLUS CHISTUS (Somente Cristo)
 
Textos Bíblicos: I Timóteo 1.5; Colossenses 2.9
Alvo: Que a criança compreenda que só através de Jesus pode-se ter a salvação
Versículo: I Timóteo 1.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”
 
*     Músicas: Cristo morreu por mim, sim por mim...
 
Esboço:
I.                   Jesus é o único mediador
II.                Jesus é Deus
III.             Jesus é homem
IV.             Ele nunca pecou. Salvador
 
Introdução:
Marquinhos subiu numa árvore e estava tão animado que continuou a subir até que ficou preso num galho e não conseguia descer. As outras crianças tentaram ajudar Marquinhos, mas não conseguiram. De repente seu papai chegou e conseguiu tirar a Marquinho daquela árvore.  Seu pai foi o meio de salvar Marquinho daquela situação difícil. Ele foi o mediador para livrar Marquinhos.
Lição:
(Fig 1) A Bíblia também fala de um mediador.  Em I Timóteo 1.5 diz: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”. O mediador é aquele que intervém em favor de outra pessoa. Só existe um único mediador entre Deus e nós. Só existe uma pessoa que pode nos ajudar a chegar até Deus. Ninguém mais pode fazer isso. O único mediador é Jesus Cristo. Ele é a única pessoa a Deus. Somente através dele podemos ter a salvação.
(Fig 2) Jesus foi o único ser divino que viveu aqui na Terra. Ele é o próprio Deus. Quando Jesus esteve aqui na Terra fez coisas que somente Deus pode fazer.  Ele acalmou uma tempestade: mandou o mar se acalmar lhe obedeceu. Ele tem poder sobre a natureza. Jesus também tem poder sobre o nosso corpo. Ele curou muitas pessoas: Fez cegos enxergarem, mudos falarem, coxos andarem, surdos ouvirem e muitas outras maravilhas. Ele também tem poder sobre a morte. Ele fez Lázaro voltar a viver. Jesus morreu, mas depois de três dias voltou a viver. Somente Deus pode perdoar pecados Jesus perdoou pecados. Ele disse a um certo homem: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Jesus também pode perdoar os seus pecados e você confiar sua vida a Ele e se arrepender dos seus pecados.  
(Fig 3) Somente Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Ele foi o único ser divino que viveu aqui na Terra. Jesus é e sempre foi Deus, mas um dia ele deixou o seu lar no céu para vir nascer nessa Terra. Jesus nasceu e foi um bebezinho. Ele também se tornou uma pessoa humana como nós. Jesus ficou com fome, igual você e eu temos fome. Ele também sentiu cansaço. Jesus também ficou triste como às vezes, sentimos triste também. Jesus se tornou uma pessoa humana entende tudo o que a gente passa aqui na Terra.
(Fig 4) Porém, uma coisa Jesus nunca fez, ele nunca pecou (Hebreus 4.15). Ele nunca desobedeceu a seu papai e mamãe. Ele nunca mentiu, nunca roubou, nem disse qualquer coisa que não agradasse a Deus. Jesus foi a única pessoa que nasceu sem pecado e viveu nesta Terra sem pecado também. O inimigo lhe tentou para que pecasse, mas ele não lhe obedeceu e continuou fiel a Deus. O inimigo falou: “se tu és filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra procede da boca de Deus”.
Conclusão e Aplicação:
Jesus foi a única pessoa que já viveu nessa terra e nunca pecou. Por isso, Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Ele é um ser humano e um ser divino, mas sem pecado.  Porém, você e eu temos pecado. Pecado é tudo aquilo que fazemos, pensamos e falamos que não agrada a Deus. A Bíblia fala em Romanos 3.23 que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Então, você é pecador. Quando você mente, desobedece, rouba ou bate nos outros; isso é pecado. Tudo aquilo que não agrada a Deus é pecado. Portanto, arrependa-se do seu pecado e creia em Jesus. Assim seu pecado será perdoado!
  
SOLA GRATIA (Somente a graça)
 
Textos Bíblicos: Romanos 3.24; 5.8; 6.23
Alvos:
Que a criança compreenda que a salvação é um presente de Deus
Que a criança receba o maravilhoso presente da salvação
Versículo: Efésios 2.8,9: Porque pela graça sois salvos, mediante à fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie
Música: Jesus me ama e quer salvar-me https://youtu.be/boSGC-Jw4mQ
 
Esboço:
I.                   A salvação é um presente
II.                É um presente de Deus Romanos 3.24
III.             Um presente imerecido Romanos 5.8
IV.             Presente pago por Jesus
 
Introdução:
Você já ganhou um presente? É bom ganharmos presente! Não é mesmo? Quando Fernanda acordou, logo viu que tinha um enorme presente para ela ali na sala. Ela ficou muito contente e logo foi abrir seu presente. Ela não disse: eu tenho que pagar por esse presente! Ela apenas aceitou o presente.
Lição:
(Fig 1) A salvação também é assim. É um presente. Quando você recebe um presente, você apenas aceita e agradece a pessoa que o deu, não é assim? Você precisa trabalhar pelo presente que alguém te ofereceu? De forma nenhuma! Assim também a salvação é um presente. A Bíblia diz: Porque pela graça sois salvos, mediante à fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9). A salvação é de graça para nós. Não precisamos pagar, nem comprar indulgências, fazer sacrifícios ou trabalhar para receber a salvação. É um presente.
(Fig 2) Quem oferece esse maravilhoso presente da salvação? É um grandíssimo e eterno Deus! O ser mais exaltado que existe! O grande rei que governa toda a Terra. O Senhor maravilhoso que cuida de cada um de nós! O Deus quem criou o céu a Terra, e tudo que neles há.  O Deus justo, bom e amoroso.  Não existe ninguém tão grande como esse Deus! Ele tem todo o poder! Ele sempre existiu e comece continuará a viver. A vida veio dele e ele deu vida as plantas animais e pessoas. Não há ninguém que possa ser comparado com esse Deus tão maravilhoso! Pois esse Deus tão bondoso que ofereceu a salvação!   A salvação é um presente de Deus!  A salvação veio de Deus! Ele é um Deus Santo, isto quer dizer que ele não tem pecado!
(Fig 3) Porém, ele deu a salvação a pessoas que têm pecado. Por isso, nós não merecemos a salvação.  
Numa escola, o professor resolveu dar a nota máxima ao todos os seus alunos no primeiro dia de aula. Aqueles alunos receberam a nota máxima sem ter estudado. Eles não mereciam a nota máxima, pois para conseguir isso, deveriam estudar. Sua nota foi imerecida.
Assim também a salvação é imerecida. Nós não merecíamos a salvação. Ela é pela graça de Deus. Graça quer dizer favor imerecido. Nós não merecemos a salvação. Pelo contrário, todos nós merecíamos a condenação, isto é, o inferno. Porque todos nós pecamos contra Deus. Somos terrivelmente pecadores. Todos os dias pecamos contra Deus. E Deus odeia o pecado. Quando você desobedece aos seus pais, o que você merece? Você merece a disciplina, não é? Da mesma forma, nós que pecamos contra Deus merecíamos o inferno. A Bíblia fala em Romanos 3.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.   
(Fig 4) Nossos pecados nos levam para um lugar terrível onde o fogo nunca se apaga, mas Deus nos amou tanto que enviou o seu filho Jesus para morrer por nossos pecados. A Bíblia diz em Romanos 5.8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Deus não quer que ninguém vá para esse lugar terrível e nunca conseguiríamos pagar pela nossa salvação. Contudo, alguém pagou por nossa salvação. Você pode imaginar quem é? Sim, foi Jesus Cristo. Ele derramou o seu sangue voluntariamente naquela cruz pela salvar o preço de nossos pecados.  O presente da salvação foi pago por Jesus. O que você precisa fazer para receber esse presente? Receba a Jesus Cristo no seu coração. Aceite que Ele morreu na cruz partir salvar E você terá o presente da salvação
Conclusão e Aplicação:
Então, a salvação é um presente de Deus, é pela graça de Deus. Nós não merecemos este presente. Mas alguém pagou para que tivéssemos este presente. Jesus falou um alto preço pela salvação. Ele deu a sua vida ali naquela cruz. Você precisa receber esse presente maravilhoso para ter a salvação. Quem não recebe este presente, viverá para sempre longe de Deus num lugar onde o fogo nunca se acaba. Aceite esse presente da salvação entendendo que Jesus morreu na cruz por você e deixando os seus pecados.     
 
SOLI DEO GLORIA (Glória somente a Deus)
 
Textos Bíblicos: Daniel 2
Alvo Geral: Que a criança aprenda e levar todos os elogios a Deus
Fazer: Sempre que alguém der um elogio, levá-lo a Deus
Versículo: I Coríntios 10.31: “Portanto quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”
*     Músicas oficiais: Eu te exalto Senhor
 
Esboço:
I.                   O sonho do rei
II.                Ninguém consegue interpretar
III.             Daniel recebe a interpretação e exalta a Deus
IV.             Daniel interpreta o sonho do rei
 
Introdução:
Pedro sempre tirava notas boas. Seus pais, professores e demais pessoas estavam sempre o elogiando. Mas ao invés de dizer: É, eu sou muito bom mesmo. Pedro sempre respondia quando alguém lhe elogiava: É o Senhor Deus quem me ajuda. Quando alguém lhe dizia: parabéns! Menino inteligente. Ele respondia: É Deus quem me dá a inteligência. Ele sabia que era Deus quem dava tudo, inclusive a inteligência. Por isso, não se exaltava, mas dava toda a glória ao Senhor!
Lição:
(Fig 1) Na Bíblia, também temos uma história de alguém que sempre estava a dar glória a Deus. Estava exaltando a Deus e não a si mesmo. Daniel e seus amigos foram levados como escravos para a Babilônia. Certo dia, Nabucodonosor teve um sonho Ele não ouve ninguém que conseguisse vir explicar o sonho, a não ser Daniel
 
(fig 2) Então, mandou chamar todos os sábios, adivinhadores, feiticeiros para lhe desse a interpretação do sonho. Mas o rei não lhes contou o sonho. Eles disseram: Conte-nos o sonho, e assim lhe daremos a interpretação. O rei não concordou. Eles responderam, o que o senhor quer nenhum homem pode fazer. O rei ficou tão irritado que mandou matar todos os sábios da Babilônia.
(fig 3) Daniel que não estava vivendo no palácio, quando soube da ordem do rei, pediu para falar com o rei e lhe pediu um tempo para lhe explicar o significado do sonho. Daniel conversou com seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para que orassem ao Senhor pedindo misericórdia a Deus e Ele revelasse este mistério. Então, à noite, Deus revelou o sonho a Daniel e o seu significado. Daniel exaltou ao Senhor dizendo: Seja bendito o nome do Senhor, para todo sempre.  Ele é quem dá sabedoria aos sábios, e inteligência aos inteligentes. Pois me deste sabedoria e força e me fizeste saber o sonho do rei e a interpretação. Daniel não se exaltou por saber a interpretação do sonho do rei, mas exaltou a Deus. Ele deu glórias a Deus somente. Pois sabia que Deus tinha dado a sabedoria a ele.
(fig 4) Pela manhã, Daniel foi falar com o rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem adivinhadores, nem pessoa alguma pode revelar. Mas há um Deus no céu que revela os mistérios, pois Ele me fez saber o seu sonho e a sua interpretação. Então Daniel explicou todo o sonho ao rei Nabucodonosor. Mas uma vez, Daniel exaltou a Deus. Ele deu toda a glória a Deus. Daniel não disse que ele era muito inteligente por saber a interpretação do rei. Mas disse que tudo veio o Senhor Deus. O rei ficou contente, e desistiu de matar todos os sábios. Ele também exaltou a Deus dizendo: O vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis. Além disso, colocou Daniel como chefe de todos os sábios.
 
Conclusão e Aplicação:
Quando alguém te elogiar, leve tal elogio a Deus. Agradeça a Deus por ter te dado aquilo. Pois tudo que temos vem de Deus, tudo o que somos vem do Senhor. É Ele quem dá a inteligência. Por isso, não se exalte. Mas reconheça como Daniel que é Deus que te dá tudo. Se você é inteligente. Saiba que a sua inteligência vem de Deus. Por isso, quando alguém te elogiar, dê toda a glória a Deus.
Tudo o que você fizer faça para agradar a Deus.  Faça tudo para a glória de Deus e não para a glória dos homens, pois somente Deus merece toda a honra e louvor. Toda a glória deve dada somente a Ele.

Rosangela da Silva Feitosa
Maputo, 26 de outubro de 2020

Rosangela da Silva Feitosa

WhatsApp: + 258 84 614 3334

Email: missrosangelafeitosa@gmail.com


Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF).

Mestranda em Ministérios pela Carolina University.

Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri





 

6 comentários:

  1. Bom dia na paz do senhor primeiramente sou grata a Deus pela vida de cada um de professores e colaboradores que elaboraram estas lições pois que tem nos ajudado por demais nesse período de pandemia ,só tenho a dizer gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as mensagens muito edificante

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse material para a aplicação nas aulas. 👏
    Foi de crescimento para mim como professora e principalmente parao amadurecimento das crianças.

    ResponderExcluir

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template