terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lição 04: Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça


Lição 04
Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça


1.       Objetivo:
* Crianças Salvas: Desejar ardentemente fazer a vontade de Deus; independentemente das críticas dos outros.
* Crianças Não-Salvas: Reconhecer que é pecador como Zaqueu, e entregar-se a Jesus
2.       Lição Bíblica:  
Mateus 5.1-6; Lucas 19.1-10
3.       Cânticos:
  • Zaqueu pequeno quase um anão
  • Pecado, pecadinho, pecadão
4.       Versículo Mateus 5.6
Bem-Aventurado os quê têm fome e se de justiça porque serão fartos”
Introdução:
Você já ficou com uma fome tão grande, mas tão grande que não conseguiu esperar a hora da refeição? Ou então já sentiu uma sede tão grande, mas tão grande a ponto de beber vários copos de água? (Espere as respostas) É ruim se sentir assim, não é?
Bom crianças, assim como nosso corpo precisa do alimento e da água para continuar vivendo, nossa alma precisa de Deus para ser feliz de verdade. Isso me faz lembrar um homem baixinho que tinha muita fome e sede de Deus. Vocês querem saber quem é este homem? A história dele está escrita em Lucas 19. 1- 10 - abra a Bíblia na passagem e leia os versículos 1, 2 e 3. Enquanto lê o versículo 2 mostre a primeira figura. Dê uma pausa na leitura, e pergunte às crianças: Vocês conseguiram descobrir o nome do homem baixinho? Espere as respostas e pergunte: como ele se chama? Espere as respostas e prossiga dizendo: Isso mesmo, como vocês são inteligentes!!! O nome desse homem é Zaqueu.

      1    E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
      2    E eis que havia ali um varão, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
      3    E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
      4    E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava, para o ver; porque havia de passar por ali.
      5    E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
      6    E, apressando-se, desceu e recebeu-o, gostoso.
      7    E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
      8    E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
      9    E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
   10    Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Desenvolvimento:
(Fig 1) Zaqueu era um publicano, um cobrador de impostos numa cidade chamada Jericó, ele era muito rico, mas... todo o dinheiro que ele tinha não o fazia feliz, o coração de Zaqueu tinha muita fome e sede da justiça de Deus, ele precisava se sentir perdoado de seus pecados e isso só Jesus pode fazer. Então, um dia... Aconteceu algo que mudou a vida de Zaqueu para sempre, vocês querem saber o que aconteceu? (Espere as respostas). Jesus passava por muitos lugares pregando, ensinando e curando as pessoas e por causa disso ele ficou muito famoso e onde Jesus chegava muita gente ficava ao seu redor. Zaqueu já havia ouvido falar em Jesus e tinha muita vontade de conhece-lo.

(Fig 2) Então, um dia Jesus entrou na cidade onde Zaqueu morava. Muitas pessoas estavam ao redor dele e Zaqueu correu para ver Jesus, mas havia muita gente e Zaqueu era baixinho e não conseguia ver Jesus. Então ele teve uma idéia genial, querem saber que idéia foi essa? (espere as respostas) Então eu vou continuar lendo a passagem bíblica e vamos descobrir juntos a idéia que Zaqueu teve. Leia o versículo 4, enquanto lê mostre a segunda figura da história. Vocês já descobriram qual foi a idéia? (Espere as respostas) Isso mesmo! Zaqueu correu na frente de todo mundo e subiu numa árvore, ele sabia que Jesus iria passar debaixo daquela árvore e foi correndo para lá, ele queria muito ver Jesus, e ele ficou lá quietinho esperando Jesus passar. E quando Jesus estava passando debaixo da árvore...olhou para cima e... vamos ver o que está escrito na Bíblia? Leia o versículo 5 e 6.

(Fig 3) Imaginem só, Jesus olhou para cima e falou com Zaqueu!!! Que emoção!!! Mais que depressa Zaqueu desceu da árvore e levou Jesus para sua casa, (mostre a terceira figura) muitas pessoas que viram isso acontecer ficaram falando mal de Jesus, vamos ver o que eles falaram? Leia o verso 7. Zaqueu não tinha muitos amigos onde morava, as pessoas não gostavam muito dele não, e falaram mal de Jesus porque Jesus foi para a casa de Zaqueu, elas achavam que Zaqueu não poderia ter o perdão de Deus porque ele era um homem mau.

(Fig 4) Mas Jesus sabia que Zaqueu tinha muita fome e muita sede de receber o perdão de Deus e que queria muito mudar de vida. Enquanto Jesus esteve na casa de Zaqueu, ensinou-lhe muitas coisas sobre Deus, Zaqueu se arrependeu de todas as coisas más que fez e tomou uma decisão muito importante, vamos ver que decisão foi essa? Leia o versículo 8. Zaqueu entendeu perfeitamente o que Jesus ensinou e mudou de atitude, para mostrar que realmente havia mudado ele devolveu tudo o que roubou das pessoas quatro vezes mais e dividiu sua riqueza com os mais pobres.

Conclusão:
          O perdão de Deus fez com que Zaqueu realizasse boas ações e ele não fez isso para ser salvo, fez porque já havia recebido a salvação. Jesus ficou muito feliz e disse uma coisa muito linda à respeito de Zaqueu, querem saber o que foi que ele disse? Leia os versos 9 e 10. Jesus matou a fome e sede de Justiça de Zaqueu e quer matar a fome e a sede da sua alma também.
Aplicação:
Quantas crianças aqui querem hoje receber Jesus no coração? Levante sua mãozinha. Vamos falar com Deus agora e pedir a ele que entre no nosso coração e mude a nossa vida? E se você já têm Jesus no seu coração; procure fazer as coisas que agradam a Deus; e não a si mesmo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template