terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lição 05: Bem-Aventurados os Misericordiosos


Lição 05
Bem-Aventurados os Misericordiosos

1.      Objetivo:
* Crianças Salvas: Saber que a misericórdia é um atributo de Deus e quem tem Jesus no coração é misericordioso.
* Crianças Não-Salvas: Que a criança sinta o desejo de exercitar a misericórdia; crendo em Jesus
2.       Lição Bíblica:   Mateus 5.1-7
Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9: 10-17; Jo 6.1-15
3.       Cânticos:
  • Para Deus usaram o que havia em mão
  • O que você faz
4.      Versículo Mateus 5.7
Bem-Aventurado os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”
Introdução:
Com a Bíblia aberta em Mateus 5.7 diga às crianças que hoje elas irão aprender mais uma Bem-Aventurança. Diga à elas que esta Bem-Aventurança é uma das muitas qualidades de Deus e que quando recebemos Jesus no coração essa qualidade de Deus passa a ser nossa também. Diga: Vocês querem saber que qualidade é esta? Vou ler a passagem bíblica de Mateus 5.7 (leia o versículo e repita-o duas ou três vezes com as crianças)
Em seguida diga: Crianças, fechem os olhos. Agora pensem em uma pessoa que seja muito pobre... pensaram? Agora vocês vão pensar em uma pessoa que seja muito sozinha... pensaram? Muito bem, continuem com os olhinhos fechados, agora pensem em pessoas que sejam esquisitas, nervosas, egoístas, preocupadas... Já pensaram? Agora abram os olhos. O que vocês poderiam fazer para ajuda-las? Espere as respostas. Então diga: Podemos ajuda-las exercitando a misericórdia. E é isso que Jesus está dizendo aqui em Mateus 5.7. Jesus disse que são verdadeiramente felizes aqueles que exercitam a misericórdia porque eles também receberão misericórdia quando dela precisarem.
Desenvolvimento:
(Fig 1) Isso me faz lembrar uma outra passagem bíblica que conta a história de um rapaz que exercitou a misericórdia e por causa disso uma grande multidão foi abençoada, e ele mesmo também foi muito abençoado. Querem saber como foi que isso aconteceu? Eu vou abrir minha Bíblia em João 6. 1- 13 ( você pode pedir que um de seus auxiliares leia a passagem bíblica) – Leia os versículos de 1 – 7. Dê uma breve parada na leitura e diga: Por onde Jesus Passava sempre havia muitas pessoas. Lembram da história de Zaqueu? Todos queriam estar perto de Jesus para ouvir seus ensinamentos e receber cura. Nestes versículos que acabamos de ler diz que Jesus viu que uma grande multidão o seguia e Ele sabia que essas pessoas vinham de longe, sabia que estavam com fome e sentiu por eles grande compaixão. Então, chamou um de seus discípulos e perguntou: - Onde vamos comprar pão para alimentar essas pessoas? Bom, Jesus sabe de todas as coisas e já sabia que iria realizar um grande milagre, mas... Ele queria ver a fé de seus discípulos.
Então Felipe respondeu: - Senhor, o dinheiro que temos não dá para comprar pão para todas essas pessoas, vamos mandá-los de volta para casa. Olha só! Que falta de fé e de misericórdia do discípulo Felipe! Vocês acham que Jesus iria deixar as pessoas irem embora com fome? Claro que não!!

(Fig 2) Vamos continuar lendo a passagem bíblica para ver o que aconteceu? (leia os versículos 8,9 e 10) Ah! Agora é que aparece o rapaz misericordioso!! Bom, ele só tinha cinco pães de dois peixinhos e isso é pouco para alimentar uma grande multidão, certo? Errado!!! Ele poderia ter escondido o seu lanche, mas... ele entendeu que sua oferta de amor e compaixão poderia ajudar, mesmo sendo pequena.

(Fig 3) A Bíblia não diz, mas eu creio que Jesus ficou muito feliz com a atitude desse rapaz. Jesus mandou que o povo se assentasse, pegou os cinco pães e dois peixinhos, orou agradecendo a Deus por aquele alimento e então... o milagre aconteceu!!! Aqueles cinco pães e dois peixes deram pra alimentar mais de cinco mil pessoas e ainda sobrou doze cestos cheiinhos de pedaços!!! Que maravilha!! Todos foram grandemente abençoados, principalmente aquele rapaz, e ele deve ter se sentido muito feliz porque seu ato de misericórdia se transformou em um grande milagre.

Conclusão:
        Agora crianças, vamos lembrar daquelas pessoas que falamos no início, Deus tem grande misericórdia e amor por elas, e você? Jesus disse que felizes são os misericordiosos, você tem tido misericórdia dessas pessoas? A misericórdia nos leva a ofertar, a doar algo àqueles que estão carentes, seja de alimento, seja de amor, amizade... mesmo sendo criança você pode ser usado por Deus para que grandes milagres aconteçam na vida dessas pessoas, não importa o pouco que você tem, esse pouco se torna muito nas mãos de Deus.
Aplicação:
Vamos pedir a Deus que coloque em nosso coração sua grande misericórdia pelas pessoas? Após a história ore e cante com as crianças o cântico da unidade e ensine o versículo bíblico.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template