terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lição 06: Bem-Aventurados os Limpos de Coração


Lição 06
Bem-Aventurados os Limpos de Coração

1.       Objetivo:
* Crianças Salvas:
* Crianças Não-Salvas:
2.       Lição Bíblica:   Mateus 5.1-8
Sl 24.3-5; Rm 3.23; Ef 2.8-9; Jo 3.16; I Jo 1.7
3.       Cânticos:
  • O Sabão lava meu rostinho
  • Meu coração era sujo
4.       Versículo Mateus 5.8 Bem-Aventurado os limpos de coração porque verão a Deus”
5.       Recursos:
*Silhueta de uma criança em papel cartão laranja,
*3 corações de papel cartão: branco, negro e vermelho
*Velcro adesivado
Preparando o visual: Recorte a silhueta de criança e também dos corações, no verso de cada coração cole um pedaço de velcro adesivado, assim com no lugar do coração da criança. Os moldes estão no final da lição. Durante a história os corações serão trocados.
Introdução:
Para vocês o que é ter um coração limpo? Espere as respostas, com certeza elas darão uma lista de adjetivos que uma pessoa aparentemente de coração limpo tem. Após as respostas diga: Muito bem, mas será que Jesus disse isso se referindo às “pessoas boazinhas”?
Esboço:
I. Coração branco
II. Todos são pecadores
III. Ser bom não leva ao céu
IV. Jesus é o único caminho
Desenvolvimento:
(Fig 1) Enquanto pega a silhueta para fixá-la em lugar de destaque na sala, diga às crianças que esta silhueta irá representar uma criança que aparentemente tem o coração limpo. O coração branco já deve estar fixado na silhueta. Com a silhueta já à vista das crianças, diga: Jesus disse que quem tem o coração limpo verá a Deus, em Salmos 24.3-5 diz assim: “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.” Após a leitura do texto diga: Humm... e agora?

(Fig 2) Vocês ainda acham que Jesus estava falando das “pessoas boazinhas”? Espere as respostas e diga: A resposta certa é... NÃO!!! Sabem por quê? Porque ninguém é “bonzinho”!! Em Romanos 3.23 está escrito assim: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Sabem o que isso quer dizer? Quer dizer que todos, sem exceção, até os “bonzinhos”, pecaram, rejeitaram e se afastaram de Deus! (retire o coração branco e coloque o coração negro)
Em Efésios 2.8,9 está escrito assim: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Bom, agora já sabemos que quem tem o coração limpo, prontinho pra ver a Deus não são os “bonzinhos”, certo? Acabamos de descobrir que fazer boas coisas não nos leva para o céu. Descobrimos também que é pela Graça de Deus é que somos salvos. Mas... e agora? O que é Graça de Deus? E o que tem a ver com o coração limpo? Vou explicar:

(Fig 3) A nossa natureza humana é cheia de pecado e maldade, rejeita a pureza do coração de Deus, ou seja, temos muitas vezes uma atitude de falsa bondade e falsa pureza, mas Deus conhece o nosso coração e sabe todas as coisas. Não adianta ser bonzinho por fora. Alguns pensam que podem ser salvos e ver a Deus fazendo boas coisas, mas isso não é verdade. A maior maldade do ser humano é rejeitar Jesus e criar outros caminhos para chegar até Deus. Caminhos que só afastam mais ainda o homem de Deus e o leva para um abismo. Ser “bonzinho” não purifica o nosso coração, se assim fosse Jesus não precisaria morrer na cruz e com certeza seríamos pessoas muito orgulhosas. E o orgulho é um pecado horrível, que suja ainda mais nosso coração e nos afasta de Deus.

(Fig 4) Em João 3.16 nós podemos encontrar a resposta certa. O Verdadeiro caminho que nos leva a Deus e o que realmente limpa o nosso coração. Vamos ler o versículo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Isso é Graça!! Graça quer dizer: favor imerecido, ou seja, mesmo não merecendo Deus nos deu o seu amor e mandou Jesus morrer na cruz para purificar o nosso coração. Para ter o coração limpinho precisamos receber Jesus em nosso coração, quando isso acontece o sangue purificador de Jesus limpa toda a sujeira que o pecado fez no nosso coração. (retire o coração negro e coloque o coração vermelho) Agora sim, o coração tá limpinho, lavado no sangue de Jesus. Mas... o pecado vai tentar sujá-lo novamente e você precisa se separar do pecado, é viver como Jesus viveu, andando sempre na luz. Em I João 1.7 está escrito assim: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” Andar na luz é ter uma vida de oração, estar sempre falando com Deus, pensando em Deus, louvando a Deus, ler e ouvir a leitura da Bíblia e rejeitar tudo o que é errado. Quando agimos assim fazemos boas ações naturalmente... não fazemos para sermoa salvos, mas porque já somos salvos. Foi isso que Jesus estava ensinando àquelas pessoas e está nos ensinando hoje também.

 Conclusão:
        Jesus pode limpar o seu coração. Basta você nEle crê; e se arrepender dos seus pecados!
Aplicação:
Quantas crianças aqui hoje querem receber Jesus no coração e ter seu coraçãozinho limpinho, lavado no sangue de Jesus e prontinho para ver a Deus? Levante uma de suas mãos. Vamos falar com Deus agora e pedir à Jesus que entre e limpe o nosso coração?
Trabalho Manual: Distribua o material para a confecção do móbile entre as crianças e oriente-as na confecção do mesmo. Veja o modelinho abaixo:
Materiais:
Cópias do desenho do móbile (o desenho do móbile está no final da lição)
Cartolina
Fio de lã branco ou azul
Canudo resistente
Cola e tesoura


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template