terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lição 07: Bem-Aventurados os Pacificadores


Lição 07
Bem-Aventurados os Pacificadores


1.       Objetivo:
* Crianças Salvas: Que a criança sinta o desejo de ser promotora da paz onde que esteja.
* Crianças Não-Salvas: Que a criança deseje receber aquele que pode nos dar a paz
2.       Lição Bíblica:  Mateus 5.1-9; Atos 9.20-28
3.       Cânticos:
  • Barnabé, Homem de Deus
  • Vamos brincar, sem brigar
4.       Versículo Mateus 5.9
 Bem-Aventurado os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”
5.       Recursos:
* Silhueta de pomba em papel cartão branco.
Introdução: Abra a Bíblia em Mateus 5 e diga às crianças: Temos aprendido coisas lindas com Jesus através das Bem Aventuranças. Vamos relembrar? Faça uma breve recapitulação das lições estudadas. Hoje vamos aprender mais uma Bem Aventurança. Pegue a silhueta da pomba, fixe em um lugar de destaque na sala e pergunte: - Crianças, vocês sabem me dizer o que esse animalzinho representa? Espere as respostas e diga: Isso mesmo! Representa a paz e vocês sabem por quê? Espere as respostas e diga: O pombo é um animal muito manso, e por ter essa qualidade foi escolhido para representar a paz e sabem... o pombo também representa o Espírito Santo e quem tem o Espírito Santo é manso e promove a paz por onde passa. Inicie a história.
Desenvolvimento:
(Fig 1) Isso me faz lembrar de um homem chamado Barnabé. Esse grande homem de Deus deixou um lindo exemplo de pacificador. Explique que pacificador é quem promove a paz, é uma pessoa que leva a conciliação em situações de conflito. Esta história emocionante está escrita em Atos 9.20-28. Vamos ler? Comece a leitura lendo somente os versos 20 e 21.
20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. 21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

(Fig 2) Diga: Antes de receber Jesus no coração o apóstolo Paulo se chamava Saulo, ele perseguia, prendia e matava os cristãos. Ele tinha uma fama muito ruim. Quando Saulo se converteu, Deus mudou seu nome para Paulo, mas ainda sim ele continuava com uma péssima fama. E logo que se converteu, os cristãos não acreditaram, olhem só! Que falta de fé a deles, não? Ficavam cochichando uns com os outros: - Esse aí não é o Saulo que persegue e mata os cristãos? Que coisa feia! Além de duvidar, ainda ficavam cochicando! Mas Paulo nem ligava, continuava pregando. Prestem atenção no que diz o versículo 22: Leia o versículo.
22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. Eles ficavam confusos cada vez que Paulo pregava. Então um dia... eles se reuniram para planejar algo terrível! Vamos continuar lendo para descobrir o que eles planejaram fazer com Paulo? Leia o versículo 23.

(Fig 3) 23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar. Mas que cristãos, hein?! Além de duvidar da conversão de Paulo e ficar cochichando quando ele pregava, agora estavam planejando mata-lo! Eles ficaram de tocaia pelo caminho esperando-o passar para pega-lo. Na verdade eles estavam cheios de medo de Paulo, achando que ele estava se fingindo de crente e armando uma armadilha para matar todos eles. Mas não era nada disso! Paulo realmente havia entregado o coração para Jesus. Prestem atenção no que diz os versículos 24 a 26.
24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, 25 Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro. 26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
Paulo era realmente muito esperto e ficou sabendo dos planos deles e com a ajuda de seus alunos conseguiu viajar para Jerusalém e é aí que entra o nosso irmãozinho Barnabé. Os versículos 27 e 28 dizem assim:
27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
28 E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo.

(Fig 4) Barnabé cheio de amor, misericórdia, fé e ousadia resolveu toda aquela confusão. Ele se encontrou com Paulo, conversou com ele, ouviu tudinho o que Paulo falou com muito amor no coração. Depois de ouvi-lo, o levou até aos apóstolos, contou tudinho o que Paulo lhe contou, mostrou a todos que Paulo era amigo e irmão em Cristo não um inimigo. Depois disso, nunca mais os cristãos daquela época duvidaram de Paulo.

Conclusão: Sabem crianças, Deus quer usar vocês hoje para levar a paz às pessoas da sua família, do seu bairro, da sua escola... não só a paz externa, mas também a paz no coração, aquela que ninguém pode tirar... a paz verdadeira que recebemos quando aceitamos Jesus no coração. Quando aceitou Jesus, Paulo recebeu essa paz e Barnabé, seu grande amigo, o ajudou a levar a paz entre os irmãos. É isso que Jesus quer de nós. Agindo assim seremos reconhecidos como verdadeiros filhos de Deus.
Aplicação: Quantas crianças hoje querem ser pacificadoras como Barnabé? Levantem uma das mãos. Vamos orar pedindo a Deus que nos ajude a sermos pacificadores!
Trabalho Manual – Pintar uma pomba



Cântico: Barnabé, Homem de Deus
1 – Não fica bem a gente passar bem e o outro carestia,
ainda mais quando se sabe o que fazer e não se faz,
Como fruto do amor de Cristo,
Fruto do seu compromisso,
vendeu um homem o que tinha e repartiu.
CORO
Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre,
Também chamado de José da Consolação,
Homem bom e piedoso, cheio de temor e fé,
Homem de Deus.
2 – E quando Saulo converteu-se a Cristo lhe faltou amigo,
alguém que fosse companheiro, fonte de consolo e abrigo.
Como fruto do amor de Cristo,
Fruto do seu compromisso,
Foi um homem procura-lo, dando-lhe a mão.
(volta ao coro)
E quando a Igreja se espalhou por todo canto que havia,
Por providência, sim por mãos de Deus chegou a Antioquia
Precisando de um pastor de almas,
Mesmo de um pastor de homens,
Foram procurar aquele que Deus preparou. (volta ao coro)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template