quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Lição 19 Lições doutrinárias para crianças 8° Doutrina: Soteriologia: Estudo de salvação 1° Lição de Salvação A salvação é somente pela graça


Lição 19
Lições doutrinárias para crianças

8° Doutrina: Soteriologia: Estudo de salvação

1° Lição de Salvação
A salvação é somente pela graça

Textos Bíblicos:Efésios 2.8-9; Isaías 64.6; Romanos 6.23
Alvo: Que a criança saiba que a salvação é somente pela graça de Deus
Versículo: Efésios 2.8-9 - “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”
*     Músicas: Jesus me ama e quer salvar-me. https://youtu.be/boSGC-Jw4mQ
Esboço:
I.              Boas obras não salvam Efésios 2.8-9
II.            Nosso coração está cheio de pecados Isaías 64.6
III.           Salvação é um presente de Deus Efésios 2.8-9
IV.          Mas nós não merecemos a salvação Romanos 6.23
Introdução:
Como podemos ser salvos? Será que se fizemos coisas boas teremos a salvação?
(Fig 1)Mariana pensava que se fizesse muitas coisas legais, ela chegaria lá no céu. Cada vez que ela fazia uma coisa ruim, ela tentava fazer uma coisa boa para compensar o que havia feito de ruim. Ela achava que as coisas boas cobriam as ruins e assim seria salva. Muitas pessoas também pensam assim como Mariana. Elas fazem sempre boas obras para serem salvas por Deus. Efésios 2.8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. A salvação não vem pelas boas obras.

(Fig 2)Mas porque a salvação não vem de obras? Porque nós somos pecadores. A Bíblia diz em Isaías 64.6 que “todas as nossas obras são como trapo de imundície”. Por mais que façamos coisas boas, mas ainda temos o pecado em nosso coração. Quando você veste uma roupa bem limpinha, mas seu corpo está sujo, você não tomou banho. Será que você vai ficar limpo, só porque vestiu a roupa limpa? De forma nenhuma! Você precisa tomar banho pra ficar limpo. Assim também fazer coisas boas não tira o pecado de você. Porque nosso coração está sujo. Nosso coração está cheio de pecado. A Bíblia fala em Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Nosso coração é cheio de pecado. O roubo, a mentira, a desobediência, a maldade, a raiva, o orgulho vêm do nosso coração. Então até as coisas boas que tentamos fazer estão contaminadas pelo pecado!

(Fig 3)A salvação é um presente de Deus! Quando você recebe um presente, você apenas aceita e agradece a pessoa que o deu, não é assim? Assim que acordou Fernanda viu que tinha um enorme presente para ela ali na sala. Ela ficou muito contente e logo foi abrir seu presente. Ela não disse: eu tenho que pagar por esse presente! Ela apenas aceitou o presente. A salvação também é assim. É um presente que Deus dá. Efésios 2.8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. A salvação não vem pelas boas obras. A salvação é de graça, é de bola. Não precisamos pagar por ela. Deus pela sua bondade nos dá totalmente de graça!

(Fig 4)Deus nos dá de graça a salvação. Mas nós não merecemos a salvação!Numa escola, o professor resolveu dar a nota máxima ao todos os seus alunos no primeiro dia de aula. Aqueles alunos receberam a nota máxima sem ter estudado. Eles não mereciam a nota máxima, pois para conseguir isso, deveriam estudar. Sua nota foi imerecida. Assim também a salvação é pela graça. Graça é um favor imerecido. Nós não merecíamos a salvação. Ela é pela graça de Deus. Pelo contrário, todos nós merecíamos a condenação, isto é, o inferno. Porque todos nós pecamos contra Deus. Somos pecadores. Todos os dias pecamos contra Deus. E Deus odeia o pecado. Quando você desobedece aos seus pais, o que você merece? Você merece a disciplina, não é? Da mesma forma, nós que pecamos contra Deus merecíamos o inferno. A Bíblia fala em Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Conclusão e Aplicação:
A salvação é somente pela graça de Deus. É algo que Deus nos dá embora não merecemos. Não precisamos trabalhar para conseguir a salvação. Então, como receber este presente de Deus? Na próxima lição estudaremos sobre isto!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template