sábado, 18 de abril de 2020

Obedecei no Senhor - Rebeca e Jacó

Lição Infantil para Dias das Mães
Obedecei no Senhor
Rebeca e Jacó

Texto bíblico: Gênesis 25.19-28; 27.1-46
Alvo: Que a criança prefira obedecer a Deus em primeiro lugar 
Versículo: Efésios 6.1 - Filho, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo 

Cântico: Eu quero obedecer no Senhor https://youtu.be/tQ0DFp5VkHY 



Esboço: 
1.Quem era Rebeca
2.Nascimento de Esaú e Jacó
3.Rebeca preferia Jacó
4.Rebeca ordena a Jacó para enganar seu pai
5.Isaque fica velhinho
6.Isaque pede ao seu filho Esaú uma comida saborosa
7.Rebeca ouve a conversa
8.Ela chama Jacó
9.Jacó traz os cabritos pra sua mãe
10.Rebeca apronta Jacó pra parecer com Esaú
11.Jacó leva a comida para seu pai
12.Jacó se passa por Esaú
13.Jacó é abençoado por Isaque
14.Esaú chega com a comida
15.Isaque e Esaú percebem que foram enganados
16.Jacó foge

Introdução: 
A mamãe de Marcos disse a ele Assim: Olha Marcos, se minha chefe me ligar, diga que eu não estou…
Marcos não gostava de mentir pois sabia que isso era pecado e não agradava a Deus! 
Então de repente o telefone tocou: trim trim trim... Era a chefe da mamãe... Marcos atendeu e disse que mamãe estava...  Marcos preferiu obedecer a Deus a obedecer a mamãe…


Mas teve alguém que foi diferente... A Bíblia conta a história de um filho que fez diferente... 
O nome de sua mãe era Rebeca. Rebeca era casada com Isaque. Mas havia um grande problema. Rebeca não podia ter filhos. Ela era estéril. Então Isaque orou ao Senhor, e imaginem o que aconteceu…


Rebeca ficou grávida… Mas não era só um bebezinho. Ela ficou grávida de gêmeos. Eram dois meninos. Ah, como Rebeca deve ter ficado feliz! Então, nasceram os dois bebês: O primeiro que saiu foi chamado de Esaú e o outro de Jacó. Esaú era Ruivo e bem peludo. Mas Jacó já era liso e não tinha tantos pêlos.


Mas como todos os bebês crescem, Esaú e Jacó foram crescendo também. 

Esaú gostava de estar no campo. Ele amava estar a caçar com o pai. Gostava de dos bichos e de estar no campo. Jacó, porém, era diferente. Ele gostava de ficar em casa, ali com sua mamãe Rebeca. Por isso, a sua mamãe Rebeca amava mais a Jacó; e Isaque amava mais a Esaú.


Então, passaram-se os anos, e Isaque o papai de Esaú e Jacó estava bem velhinho. Ele não conseguia mais enxergar direito. Ele ficou desejando comer a comida do seu filho Esaú…


Então, chamou seu filho Esaú e disse: Meu filho, eu estou bem velhinho e não sei quando vou morrer. Por isso, eu te peço que você vá ao campo e procure um animal para mim, e depois prepare minha comida preferida e me traga para eu te abençoar. Está bem papai, Vou fazer isso.


Assim, Esaú foi para o campo procurar o animal. Mas Rebeca, a mamãe de Jacó e Esaú estava ouvindo toda a conversa deles. E como Rebeca amava mais a Jacó... Queria que o pai abençoasse a Jacó e não a Esaú. Por isso, ela teve uma ideia terrível... 


Ela chamou seu filho predileto Jacó e disse: Meu filho, eu escutei seu pai dizer ao seu irmão para lhe preparar uma comida saborosa, e depois ele vai abençoar seu irmão... Agora escute o meu plano. 
Vai ao rebanho e traga um animal e eu vou preparar a comida para seu pai e tu levarás a ele para ele abençoar você. 
Jacó respondeu: Eu sou liso e meu irmão é peludo. Rebeca lhe: Não se preocupe, eu vou cuidar disso... 


Dessa maneira, Jacó foi ao rebanho e trouxe os dois cabritos que sua mãe lhe pediu. Rebeca então preparou uma comida bem deliciosa, do jeito que Isaque gostava. 


Depois, ela pegou as melhores roupas de Esaú para Jacó vestir. Também, cobriu os braços e o pescoço de Jacó com a pele dos cabritos. E entregou a refeição para Jacó levar a Isaque. 


Jacó foi ao seu pai Isaque levando a sua comida preferida e disse: Eu sou Esaú, o seu filho mais velho. Trouxe aqui a comida que o Senhor pediu. 


Isaque perguntou: É você mesmo, meu filho Esaú? Chega mais perto para eu te apalpar. Isaque apalpou a Jacó e viu que era e sentiu que era peludo; e também sentiu o cheiro do seu filho Esaú.


Então, Isaque comeu o prato delicioso e que Jacó trouxe e abençoou a Jacó dizendo: O Deus todo poderoso te abençoe e que você possa ter muitos filhos... 


Logo que Jacó saiu, chegou Esaú com a comida que seu pai havia pedido. Ele falou: Aqui está a comida que tu pediste meu pai. Isaque, então falou: Mas quem veio antes de você?


Os dois perceberam que a Jacó havia vindo, e mentido para seu pai e roubado a benção de seu irmão! Esaú ficou muito chateado com Jacó e desejava matar seu irmão!


Jacó, então teve que fugir de casa e viver longe da sua mamãe querida! Tudo isso aconteceu, por mentiu. Ele preferiu obedecer a sua mamãe, a obedecer a Deus! 


Conclusão e Aplicação:
Sua mamãe o papai lhe mandar fazer algo que é errado. Como por exemplo mentir, não obedeça. Pois a mentira não agrada a Deus. Obedeça tudo que os seus pais lhe mandarem, desde que isso  agrade ao Senhor! Obedeça a sua mãe no Senhor! Não faça o que é errado para agradar a sua mãe. O mais importante é obedecer a Deus! Mesmo que sua mãe fique zangada com você, prefira obedecer a Deus! 

Atividade:

Missionária Rosangela da Silva Feitosa
Missionária em Moçambique
WhatsApp: +258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template