quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Charles Hadson Spurgeon (1834-1892) O príncipe dos pregadores

Charles Hadson Spurgeon (1834-1892)
O príncipe dos pregadores

Textos bíblicos: Isaías 45.22
Alvo: que a criança Olhe somente para Cristo para ser salva
Versículo: Isaías 45.22 – Olhai para mim e sede salvos, todos os confins da terra
Cântico: Para Jesus olhai. Ele somente pode salvar

Esboço:
1. Nascimento de Spurgeon
2. Conversão
3. Primeiro anos de convertido
4. Pastor
5. Família 
6. Dedicação a Deus
7. Escritor
8. Pregou em muitos lugares
9. Orfanato, lar de idosos e escola de pastores

Introdução:
Você gosta de olhar para as plantinhas, as estrelinhas e o lindos animaizinhos que Deus criou? É muito bom ficar a olhar para as natureza linda de Deus. Porém, para ser salvo devemos olhar para alguém muito importante. 
Nascimento
Isso foi o que Charles Spurgeon percebeu. Ele nasceu no dia 19 de junho de 1834 numa fazenda em Kelvedon, Inglarerra. 
Seus avós amavam muito a Deus e haviam fugido da Holanda para não ser morto pela perseguição aos cristãos que houve naquela época. Eles amavam muito a Deus e ensinaram seus filhos também a fazer o mesmo. Seu avô James (Tiago) e seu pai João eram pastores de igreja.
Pai: John Spurgeon
Avô: James (Tiago) Spurgeon
Charles foi o primeiro de 16 irmãos de João Spurgeon  e Eliza Jarvis. Sua família era bem pobre e ele teve que morar com os avós por algum tempo. Enquanto eu estava lá, aproveitou para levar os livros que seu avô tinha como por exemplo O Peregrino. Spurgeon  amava ler e estudar. E você amiguinho gosta de estudar? Estudar é muito bom porque foi algo dado por Deus.
Conversão
Porém, apesar de crescer com pais e avós cristãos Charles não conseguia entender como poderia fazer para se livrar do pecado. Ele vivia sem esperança e sem conforto. Andou em várias igreja nos buscando respostas e passou seis meses em oração clamando a Deus para libertar do seu pecado. 
Um dia entrou numa pequena igreja em Colchester. Havia uma grande tempestade e o pastor não conseguiu chegar. Um irmão diácono e sapateiro pregava em Isaías 45.22 dizendo: “Olhai para mim e sede salvos todos os confins da terra”. 
Olhando para o jovem Charles disse: Olhe para Jesus e seus pecados serão perdoados. Naquele momento finalmente compreendeu que só Jesus poderia libertá-lo dos seus pecados. E você já compreendeu que só Jesus pode te libertar dos seus pecados? Olhe para Jesus, pois só Ele é o Salvador! Que grande alegria encher o seu coração quando enfim entendeu que só Jesus pode salvar. Ele tinha 15 anos neste dia maravilhoso de 6 de janeiro de 1850.
Primeiros anos de convertido
Logo, começou a também falar para outras pessoas que só Jesus é o Salvador. Foi batizado no dia 3 de agosto de 1850 no rio Lark. Aproveitava todas as oportunidades para entregar folhetos e falar de Jesus. Também ensinava na Escola Bíblica Dominical.
Aos 16 anos, foi numa casa de campo em Taversham, e começou a pregar. A partir daí pregava em qualquer lugar veja na cozinha da casa de um homem do Campo ou a ar livre. Ele aproveitava todas as oportunidades para ensinar a palavra de Deus.
Pastor
Em janeiro de 1852 foi chamado para ser o pastor da igreja em Waterbeach. Quando chegou só havia 40 membros e depois de dois anos já havia 100 membros.
Em abril de 8854 foi escolhido para ser o pastor numa igreja grande que cabia 1200 pessoas, mas só tinha 232. Era a igreja em Park Stret Chapel em Londres. Pouco tempo depois havia tanta gente que não cabia mais dentro da igreja.
Tiveram que alugar o prédio Exeter Hall que cabia 4500. Mas ainda havia muitas pessoas que não conseguiram entrar.
Alugaram o maior prédio da cidade que cabia 12000 pessoas. No dia 19 de outubro de 1856 fizeram primeiro culto em Surrey Music Hall. Veio tanta gente que 10.000 pessoas ficaram do lado de fora.
Então construíram o Metropolitan Tabernáculo e ficou pronto em março de 1851. Charles continuou sendo pastor dessa igreja por 38 anos. Muitas vezes tinha que pedir para as pessoas revezar, a fim de que outros pudessem estar no culto, pois eram muitas pessoas que queriam ouvir sua pregação.
Metropolitan Tabernáculo
Familia
Charles Spurgeon também tinha uma linda esposa chamada Suzana e dois filhos gêmeos: Thomas e Charles. Seus filhos também tornaram-se pastores.
Dedicação a Deus
Além de ser pastor, Ele também era um grande Evangelista e buscava falar de Jesus a todas as pessoas inclusive as crianças que viviam nas ruas. Passar bastante tempo em oração com Deus e estudando a Bíblia. 
Escritor
Além disso  escrevia bastante e durante a sua vida escreveu 3653 sermões e 135 livros. Uns dos livros foi: o tesouro de Davi.
Pregou em muitos lugares
Spurgeon continuou tendo chamado para pregar em muitos lugares diferentes. Ele pegou em outra cidade da Inglaterra, na Escócia, Irlanda, País de Gales, Irlanda e França. Levou muitas pessoas a Jesus. E você já levou alguém a Jesus? Ele batizou 14.692 pessoas.
Orfanato, lar de idosos e colégio de pastores
Além disso, ele se preocupava muito com as crianças pobres e que não tinham pais. Por isso, começou em 1866 a cuidar de um orfanato de Stockwell. Também juntamente com sua família fez um lar para as mulheres idosas que não tinha ninguém para cuidar delas. Além disso, começou uma escola para ensinar pessoas para serem pastores. Era chamada colégio de pastores e hoje é chamado Faculdade Spurgeon.
Ofarnato Stockwell
Conclusão e aplicação
Spurgeon era uma pessoa que não tinha boa Saúde. Ele tinha muita dores no corpo e às vezes uma tristeza profunda. Mesmo assim continuou falando de Jesus até o fim da sua vida em 31 de janeiro de 1892. Ele mostrava para as pessoas que deveriam olhar para Jesus, pois somente ele pode nos libertar dos nossos pecados. Olhe para Jesus você também, pois foi Ele quem morreu numa cruz e somente Ele pode te salvar. Deixe seus pecados e olhe para Jesus!
Atividade:
 Missionária Rosangela da Silva Feitosa
Missionária em Moçambique
WhatsApp: +258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template