terça-feira, 4 de agosto de 2020

John Gibson Paton (1824-1907) Entre os canibais

John Gibson Paton (1824-1907) Entre os canibais

Textos Bíblicos: Mateus 28.18-20; Marcos 16.15
Alvo: Que a criança fale de Jesus em qualquer lugar
Versículo: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do  Pai ,Filho e Espírito Santo”. (Mateus 28.19)
Cântico: Ali pertinho na esquina ou ao redor do mundo https://youtu.be/yj0TTo5z9M8

Esboço:
1. Nascimento
2. Estudos e Trabalho
3. Em Glashow
4. Chamado Missionário
5. Ilda para a ilha Novas Hébricas
6. Mortes
7. Construção do templo e tradução
8. A ameixa enfeitiçada
9. Na Austrália e Escócia
10. Em Aniwa
11. Água do poço
12. A conversão do chefe Namaki
13. Queima dos ídolos

Introdução 
Você quer que todas as pessoas vai para o céu? Tem coragem de falar de Jesus em qualquer lugar?  Até mesmo no lugar em que as pessoas comem umas às outras? Isso foi o que John Paton fez.
Nascimento 
Ele nasceu no dia 24 de Maio no ano de 1824 numa pequenina cidade chamada Kirkamahoe, na Escócia. Foi o primeiro dos 11 filhos de seus pais Tiago Paton e Janete Rogerson. Seus pais amavam muito a Deus e todos os dias faziam dois cultos em casa. Tiago estava sempre orando e trabalhava fazendo meias. Logo, João também aprendeu a fazer meia. Janete sempre costurava as roupas do filho até não dá para costurar mais, pois a família era bem pobre e não tinha como comprar roupas novas. 
Estudos  e Trabalho
João ia para escola da vila com roupas velhas sempre, mas amava estudar e fazer o melhor que podia. Depois foi  trabalhar  numa cidade próxima chamada Dunfries. Ele trabalhava desenhando mapas e aproveitava todo o tempo livre para poder estudar. Ele amava ler vários livros. E você gosta de estudar? Estudar é muito importante porque foi algo dado por Deus. Porém, algum tempo depois perdeu esse emprego e arrumou outro para trabalhar numa roça. Ele trabalhava colhendo cereais e fazia com muito amor e dedicação. Fazia o melhor que podia.
Em Glasgow
Um dia João foi para uma cidade grande chamada Glasgow, a fim de poder trabalhar e estudar. Lá pode estudar mais acerca das coisas de Deus e também estudou para ser médico. Trabalhou como professor na Escola da Igreja Livre de Marhile. Depois foi escolhido para ser um missionário ali naquele lugar. Ele fazia o melhor que podia, convidando as pessoas ficar em casa e lhes falando de Jesus. 
Chamado Missionário
Logo começou a pensar em milhões de pessoas que nunca tinha ouviram falar de Jesus. Ele lembrou daquelas pessoas que comiam umas às outras nas ilhas Novas Hébricas da Austrália. Falou para os irmãos que queria ser missionário lá, e eles disseram que ele poderia ser comido. O João falou que o mais importante era servir a Deus, mesmo se fosse comido pelas pessoas. Contou para seus pais da notícia e eles ficaram muito felizes, pois disseram que o haviam consagrado a Deus para que ele fosse um Missionário. 
Ida para a Ilha Novas Hébridas
João casou-se com Mary Ann Robson em 2 de abril de 1958, e logo depois partiram para Ilha Novas Hébricas chegando lá no dia 5 de novembro de 1858. Ao chegar lá foi bem difícil, era um povo bem diferente que usava umas coisas esquisitas não e falavam uma língua que ele não entendia. Logo começou a construir sua casinha, e a procurar compreender a língua daquelas pessoas. 
Mortes
Após, três lá, infelizmente, aconteceu uma coisa terrível, sua  querida esposa Mary morreu e depois seu bebê de apenas 36 dias Peter também. João também ficou doente e aquelas pessoas sempre procuravam matá-lo o tempo todo. E agora será que ele desistiria? Não, não, Ele não desistiu Mas continuou firme servindo a Jesus ali na Ilha de Tana. 
Construção do templo
Pouco a pouco começou a entender o que o povo falava. Então, construiu uma igreja ali para aquele povo de Tana, como também traduziu uma parte da Bíblia para a língua deles. Ah, como ele ficou feliz em poder traduzir a Bíblia para este povo.
A ameixa enfeitiçada
Mas havia uma coisa a ser vencida. O povo acreditava nos feiticeiros. Então, pegou uma ameixa deu aos feiticeiros para fazer um trabalho. Eles enfeitiçaram a ameixa, pois queria matar John Paton. Ele comeu a ameixa e nenhum mal lhes fez. As pessoas ficaram admiradas e perceberam que os feiticeiros não tinham nenhum poder, mas sim o Deus de João Paton.
Na Austrália e Escócia
Após algum tempo, João foi para a Autralia e depois para a Escócia. Lá desafiou as crianças e adultos a ajudarem com missões. Ele disse ás crianças para ofertarem, a fim de comprarem um navio para os missionários. Também falou a crianças e adultos para serem missionários nestes lugares difíceis. Enquanto, estava lá casou-se com Margareth (Maggie) no dia 17 de junho de 1864.
Em Aniwa
Em agosto de 1866 retornou ás Ilhas Novas Hébricas, mas desta vez foi morar em Aniwa. Lá começou tudo do zero. Estudando a língua do povo e tentando mostrar ao povo que eram amigos, pois sempre queriam matá-lo. 
Água do poço
Neste lugar era muito seco e quase não tinha água. Então, João cavou um poço e orava ao Senhor para saísse água boa de beber. Cavava e orava, mas as pessoas ao redor o chamavam de doido, pois nunca haviam visto água vindo da terra, apenas do céu. Após muitos dias cavando, finalmente apareceu água. Ele bebeu e era água boa para se beber.
A conversão do chefe da tribo Namaki
Deu um pouco da água ao chefe e ele ficou muito feliz. Pela primeira vez havia visto a água saindo da terra. O chefe Namaki percebeu que o Deus de Paton era o Deus vivo e verdadeiro. Então naquele momento, lembrou das palavras de João que sempre falava do Deus Vivo e verdadeiro que enviou Jesus para morrer numa cruz. Ele disse: O Deus de João é o Deus de verdade que enviou Jesus para morrer numa cruz por nossos pecados. E agora eu creio nesse Deus maravilhoso e confio minha vida a Jesus! Naquele momento ele confiou em Jesus e passou a ter uma vida de fé. E você já confiou sua vida Jesus? Somente Ele pode perdoar seus pecados. 
Queima dos Ídolos 
Além disso, o chefe disse para todos da Vila. O Deus de João é o Deus de verdade. Os outros deuses são de mentira. Venham todos e traga seus deuses aqui para que possamos queimá-los e deitar fora. O povo trouxe seus ídolos de pau e de pedra; fizeram uma grande fogueira e queimaram seus ídolos e outros jogaram no mar. Agora eles acreditavam no Deus vivo e verdadeiro! Passaram a ter uma vida diferente!
Conclusão e Aplicação
Tudo isso porque, João não desistiu de falar de Jesus para aquele povo cruel que queria matá-lo tempo todo. Fale de Jesus você também para todas as pessoas que encontrar. Esse Deus te chamar para ir para um lugar difícil, vá. Há muitas pessoas ainda que nunca ouviram falar de Jesus! João continuou até o final da sua vida falando de Jesus para quer as pessoas quando Deus o chamou para morar com ele no dia 20 de janeiro de 1907.

 Missionária Rosangela da Silva Feitosa
Missionária em Moçambique
WhatsApp: +258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

 
Verdade Kids Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template